Centro de Referência da Assistência Social – CRAS

O CRAS tem como objetivo o desenvolvimento local, buscando potencializar o território de modo geral. O foco da atuação do CRAS é a prevenção e promoção de vida e a prevenção de vulnerabilidades sociais apresentadas pelas famílias. O CRAS é a porta de entrada dos serviços socioassistenciais. Propor ações para minimizar as vulnerabilidades atingidas pelas famílias nos territórios.O CRAS – Centro de Referência de Assistência Social é uma unidade pública, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidades e riscos sociais dos municípios. O CRAS tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos e cidadania. Estes serviços, de caráter preventivo, protetivo e proativo, são ofertados diretamente no CRAS, que é a porta de entrada para o acesso ao SUAS.




É importante saber
Oferece atendimento presencial
Oferece atendimento por telefone
Exige apresentação de documentos

Como solicitar?
Por Telefone


CRAS


Fone: (47) 3399-1008

Presencialmente

Tempo para conclusão do serviço: Entre 15 e 60 minutos
CRAS


Segunda à sexta das 07h às 12h e das 13h às 17h
Avenida Florianópolis , 183, Centro
89135-000
e-mail: crasapiuna@gmail.com
Tempo para conclusão do serviço: Entre 15 e 60 minutos
Cadastramento do Bolsa Família


Segunda à sexta das 07h às 11h30min e das 13h às 16h30min
Avenida Florianópolis , 183, Centro
89135-000

Passo a Passo

1

Comparecer ao setor de atendimento e solicitar o atendimento desejado com uma das técnicas: psicóloga, assistente social e pedagoga.

2

Demanda espontânea, busca ativa ou encaminhamento.

3

Setor Administrativo: Fica á disposição na recepção para alguma informação.

4

Setor do cadastramento do Bolsa Família está aberto nos horários acima, basta comparecer com todos os documentos para cadastramento.

Outras Exigências
  • Todos os documentos de todos que residem na mesma casa
  • O usuário pode procurar a unidade por demanda espontânea, porém para ter acesso a alguns benefícios socioassistenciais serão necessários alguns documentos para a inscrição no CADUNICO, cadastro este, que dá acesso aos outros programas sociais.

Documentos
Documento Apresentação Vias(s)
Título de EleitorApresentação1
Comprovante de ResidênciaApresentação1
Carteira de Identidade ou CPFApresentação1
Carteira de TrabalhoApresentação1
Certidão de nascimento/casamentoApresentação1
Cartão do Bolsa Família/CidadãoApresentação1
Recibo ou contrato do aluguel - se mora de aluguelApresentação1
Carteira de Vacinação Apresentação1

Atendimento preferencial
Lei Federal 10.048 / 2000
As pessoas em qualquer uma das situações abaixo tem a prioridade de atendimento garantida por Lei.
  • Portadores de Deficiência
  • Idosos
  • Gestantes e lactantes
  • Pessoas com criança de colo
  • Obesos