Proteção Social
Serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade:
– Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI);
– Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA), e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC);
– Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias;
Finalidade:
A Proteção Social Especial de Média Complexidade organiza a oferta de serviços, programas e projetos de caráter especializado que requerem maior estruturação técnica e operativa, com competências e atribuições definidas, destinados ao atendimento às famílias e aos indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos. Devido à natureza e ao agravamento dos riscos, pessoal e social, vivenciados pelas famílias e indivíduos atendidos, a oferta da atenção na Proteção Social Especial de Média Complexidade requer acompanhamento especializado, individualizado, continuado e articulado com a rede.
Nos serviços ofertados podem ser atendidos famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos, em conformidade com as demandas identificadas no território, tais como: violência física, psicológica e negligência; violência sexual: abuso e/ou exploração sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; situação de rua; abandono; vivência de trabalho infantil; discriminação em decorrência da orientação sexual e/ou raça/etnia; descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família em decorrência de situações de risco pessoal e social, por violação de direitos, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade por adolescentes, dentre outras.
É importante saber
Como solicitar?
Por Telefone
Gestão da Assistência Social
Fone: (47) 3306-0591
Presencialmente
Gestão da Assistência Social
Segunda-feira - 07h30m às 12h e das 13h às 17h (Atendimento em sala com horário marcado) Terça-feira - 07h30m às 12h e das 13h às 17h (visitas domiciliares) Quarta-feira - 07h30m às 12h e das 13h às 17h (Visitas domiciliares / Atendimentos emergenciais / Documentação interna) Sexta-feira - 07h30m às 12h e das 13h às 17h - Atendimentos emergenciais e atividades internas.
Avenida Florianópolis , 408, Centro
89135-000
Grupo Reflexivo (Comarca)
Segunda-feira - 17h às 20h30m
Avenida Florianópolis, 408, Centro
89135-000
Medidas Socioeducativas
Quinta-feira - 07h30m às 12h e das 13h às 17h
Avenida Florianópolis , 408, Centro
89135-000
Passo a Passo
1
Os indivíduos ou famílias são atendidos por demanda espontânea ou quando encaminhados por outros serviços da assistência social, de outras políticas públicas (educação, saúde, esporte) e por órgãos do Sistema de Garantia de Direitos (Ministério Público, Poder Judiciário, Conselho Tutelar)2
Recebimento do encaminhamento3
Agendamento com o indivíduo ou família.4
Acompanhamento do caso quando verificado situação de ameaça ou confirmação de direito violado.5
Encaminhamento as demais políticas públicas conforme necessidade.6
Acompanhamento até que os direitos violados sejam superados.Outras Exigências
- Trazer os documentos solicitados de todos os que moram na residência (casa). Obs: não significa que sem os documentos necessários o indivíduo ou família não serão atendidos.
Documentos
Documento | Apresentação | Vias(s) |
---|---|---|
Carteira de Identidade | Fotocópia | 1 |
CPF | Fotocópia | 1 |
Carteira de Trabalho | Fotocópia | 1 |
Comprovante de residência (água ou luz) | Fotocópia | 1 |
Certidão de Nascimento | Fotocópia | 1 |
Certidão de Casamento (se casado) | Fotocópia | 1 |
Comprovante de renda atual | Fotocópia | 1 |
Atendimento preferencial
Lei Federal 10.048 / 2000
- ✭ Portadores de Deficiência
- ✭ Idosos
- ✭ Gestantes e lactantes
- ✭ Pessoas com criança de colo
- ✭ Obesos