Gestão Municipal autoriza repasse para compra de medicamentos da Atenção Básica através do Consórcio CISAMVI

O Prefeito Municipal, acompanhado de seu vice, receberam nesta terça, a Farmacêutica e Coordenadora da Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde e Promoção Social, Rubia Rachadel da Silva, para efetivar a assinatura e a liberação do investimento de R$ 450 mil para a compra de medicamentos da Atenção Básica, com objetivo de suprir a demanda até o final deste ano.

O repasse será feito através do Consórcio CISAMVI, com o valor de R$ 300 mil, e por investimentos do cofre municipal, no valor de R$ 150 mil, através de licitações.

O município de Apiúna possui uma ampla Relação Municipal de Medicamentos, com mais de 230 itens que estão disponíveis para a população nas farmácias básicas. Entre estes, alguns são ofertados de forma exclusiva pela gestão, como por exemplo: Rosuvastatina 10mg, Alprazolam 1mg, Ciprofibrato 100mg, Quetiapina 25mg e Trazodona 50mg, entre outros.

Percorrendo o cenário global, nos deparamos com a dificuldade e a falta de insumos para a produção de medicamentos, devido ao impacto mundial do conflito entre Rússia e Ucrânia e também pela propagação da nova onda de COVID na China. Os países envolvidos nestes cenários são responsáveis pelas principais vias de navegação que transportam os itens para vários países, inclusive para o Brasil. E isso, infelizmente acarreta uma baixa e uma dificuldade para o SUS manter seus estoques e realizar compra de medicamentos.

A compra de medicamentos no município é realizada pelo setor de compras da Assistência Farmacêutica, onde a coordenadora responsável e sua equipe, não medem esforços para contornar a singular situação do atual cenário mundial, se desdobrando para minimizar a falta de medicamentos.

A Coordenadora ainda explica como funciona o processo de aquisição dos medicamentos pelo munícipio: “todos os medicamentos precisam ser comprados através de licitação onde deve ser obedecida a lista de classificação dos vencedores. Quando ocorre atraso ou falta da medicação o fornecedor é notificado. Caso ele não entregue a medicação é aberto processo administrativo até a chamada do próximo vencedor classificado. Todo este movimento é realizado com o máximo de agilidade para que possamos disponibilizar os medicamentos o quanto antes a população apiunense.”.

Ao final da assinatura do documento, o prefeito afirmou: “Saúde sempre será o diferencial em Apiúna. Não mediremos esforços para cuidar da população apiunense.”