Município realizou o 1º Fórum da Cultura - Confira

Publicado em 02/03/2020 às 14:10 - Atualizado em 02/03/2020 às 14:11

Durante a tarde deste último sábado, 29, aconteceu na Câmara de Vereadores de Apiúna o 1º Fórum da Cultura de Apiúna, que teve por objetivo realizar discussões e proposições acerca do sistema municipal de cultura, elaboração do plano municipal de cultura e mobilizar a sociedade, o poder público e os meios de comunicação para a importância da cultura.

O evento em parceria com o CIMVI (Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí) e coordenado por Ana Paulta Custódio, que responde pela pasta da cultura, teve uma programação que contou com dinâmicas coordenadas através dos conselheiros estaduais da cultura Qiah Salla e Adriel Vieira, iniciando com uma palestra com o tema “Impacto e Panoramas da Cultura”, explorando o sistema nacional de cultura e a importância de um plano municipal de cultura. Também esteve presente a gestora de turismo, cultura e esporte do CIMVI Arlete Scoz.

Logo após foi realizada uma roda de conversa entre os participantes, que se dividiram em dois grupos para debater eixos temáticos afim de contribuir para melhorias e construir assim, efetivamente, diretrizes para a criação de uma lei para a criação do plano municipal de cultura.

A secretária de educação e cultura Neusa Ana Slomski Angioletti ressaltou a importância da realização deste primeiro fórum, que é um marco inicial para a preservação da cultura no município de Apiúna, que há muito tempo vem esperando uma atenção especial.

Ao final também foi realizada a apresentação do projeto do livro fotográfico Fatos e Fotos de Apiúna, que está sendo organizado pelo assessor de comunicação Willian Klaumann e fará um resgate histórico em imagens do município, evidenciando também as belezas naturais desta terra.