Apiúna é Nota 10 em Transparência

Publicado em 15/05/2015 às 13:37 - Atualizado em 15/05/2015 às 14:14

Em âmbito municipal, apenas Apiúna (SC) e São Paulo (SP) em todo o Brasil receberam nota 10 pela CGU.

Na manhã desta sexta-feira a Controladoria Geral da União (CGU) lançou índice que mede a transparência pública em estados e municípios brasileiros chamada Escala Brasil Transparente (EBT).

A EBT tem como finalidade avaliar o grau de cumprimento às normas de Lei de Acesso (Lei 12.527/2011). No total, foram analisados 492 municípios com até 50 mil habitantes, incluindo todas capitais, além dos 26 estados e do Distrito Federal. Todos os entes avaliados receberam uma nota de 0 a 10 pontos, calculada pela soma de dois critérios: regulamentação da Lei de Acesso (25%) e efetiva existência e atuação do Serviço de Informação ao Cidadão (75%). A ideia da metodologia é refletir sobre o cenário de transparência em todo o Brasil.

Em âmbito municipal, Apiúna (SC) e São Paulo (SP) receberam nota dez. Contudo, 63% dos municípios avaliados tiraram nota zero e cerca de 23%, entre um e dois. Apenas sete municípios, tiraram notas entre nove e dez (1,4%), sendo cinco da região sul. No caso das capitais, os três mais transparentes foram São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Brasília (DF), com notas 10; 9,31; e 8,89, respectivamente. Macapá (PA), Porto Velho (RO) e São Luís (MA) não pontuaram.

Acesse nossos portais da transparência, do cidadão e de licitações.

Fonte:  http://www.cgu.gov.br/noticias/2015/05/cgu-lanca-indice-que-mede-transparencia-de-estados-e-municipios