Venha participar do retorno da Maria Fumaça na Subida, em Apiúna

Publicado em 08/03/2010 às 00:00 - Atualizado em 24/07/2014 às 14:30

Depois de árduos meses de revitalização, estão prontos os 3,2 km de trilhos de trem da antiga Estrada de Ferro Santa Catarina, no bairro da Subida. O apito da Maria-Fumaça voltará a ecoar pela cidade, este marcante e nostálgico som que estava mudo desde 1971.

A revitalização e implantação do trecho do trem, só foi possível, através da parceria que existiu entre a Prefeitura de Apiúna, CESAP - Consórcio Empresarial de Salto Pilão, a ABPF - Associação Brasileira de Preservação Ferroviária e a Tremtur. Agora, a administração e operação do trecho caberá a Tremtur e a ABPF, com o apoio de voluntários, que reconhecem a importância da preservação do patrimônio histórico e da atividade turístico-cultural.

O passeio inaugural será no próximo domingo, dia 14 de março, com a primeira viagem iniciando às 10h. A ABPF estimou o tempo de 1 hora para cada viagem, incluindo o tempo de embarque e desembarque.

A previsão é que, começando às 10h, o último passeio será às 17h, totalizando oito passeios neste dia. A capacidade dos carros é de 110 passageiros sentados, não será permitido viajar em pé. O valor estipulado para a passagem é de R$15,00, sendo que, crianças até 5 anos que viajam no colo, não pagam.

O passeio sairá do início da linha, junto ao acesso asfaltado da Subida, no km 117 da BR 470, e percorrerá 3.2 km, passando pelo túnel, pela ponte viaduto de dois arcos, passa ainda sob a antiga Estrada de Blumenau, atrás da Igreja Nossa Senhora do Caravaggio e seguirá por um remanescente de Mata Atlântica, com vista para o Rio Itajaí-Açú, até o pátio de manobras do AHE Salto Pilão. Entretanto, nesse dia não haverá visitas na Usina.

A máquina Baldwin 232, que estava operando na Estação do Matador, na cidade de Rio do Sul, estará fazendo os passeios na Subida. A locomotiva é de fabricação americana do ano de 1920, e passou por uma reforma completa, ficando pronta em 2005.

De acordo com os organizadores, os próximos passeios programados serão para os dias 28 de março e 11 de abril. Mais informações com Marileusa Franzói Lenzi, coordenadora da comunicação na Subida, que pode ser contatada pelo telefone 47 8861 3445 ou, com a Tremtur, pelo telefone 47 3521 2700, com Lena

No dia 14, a comunidade da Subida estará organizando um almoço, polenta com frango, que será servido pelo valor de R$10,00 por pessoa. No local haverá um show-room onde serão exibidos vídeos institucionais e fotos relativas à recuperação da locomotiva, da reimplantação da ferrovia, da inauguração da Usina, entre outros. Haverá também uma pequena feira com artesanato local e exposições.

Publicado por: Prefeitura de Apiúna
Texto: Naíra Petters Guse