Vacinação Contra HPV nas Escolas

A Secretaria de Saúde e Promoção Social visitou no mês de março todas as escolas do município realizando vacinação contra o HPV.
Mais de 100 meninas foram vacinadas, incluindo as que iniciaram as doses e as que ainda precisavam das demais doses da vacina. Foram vacinadas todas as meninas, a partir de 9 anos de idade, que trouxerem autorização assinada pelos pais.
O HPV (papilomavírus humano), nome genérico de um grupo de vírus que engloba mais de cem tipos diferentes, pode provocar a formação de verrugas na pele, e nas regiões oral (lábios, boca, cordas vocais, etc.), anal, genital e da uretra. As lesões genitais podem ser de alto risco, porque são precursoras de tumores malignos, especialmente do câncer do colo do útero e do pênis, e de baixo risco (não relacionadas ao aparecimento de câncer).
A vacina é feita em três etapas: após seis meses da primeira dose recebe-se a segunda; e a terceira dose recebe-se somente após 5 anos. A vacina ainda encontra-se a disposição na Unidade Básica de Saúde, no centro de Apiúna, para todas as meninas que completaram 9 anos.